
Favela Pride: Nosso Orgulho Tem CEP ocupa o Centro de Vitória com celebração LGBTQIAPN+ da periferia
- Administrativo Subúrbio
- 24 de jul.
- 2 min de leitura
No próximo domingo, 27 de julho de 2025, das 15h às 21h, a Rua Senador Atílio Vivácqua, no Centro de Vitória, será tomada por música, afeto e resistência com a realização do Favela Pride – Nosso Orgulho Tem CEP. O evento, gratuito e aberto ao público, é uma ação cultural e política que celebra as vivências LGBTQIAPN+ das favelas e periferias urbanas da capital capixaba.
Com produção do coletivo Subúrbio e parcerias com o setor criativo dá periferia, o Favela Pride surge da urgência de afirmar que o orgulho LGBTQIAPN+ não é homogêneo: ele tem cor, classe e território. É um evento feito por quem vive à margem dos grandes palcos, mas ocupa as ruas com potência, identidade e pertencimento.
A programação artística valoriza nomes que já movimentam a cena cultural capixaba e inclui show, performances, blocos, DJs e poesia falada, além de uma feira de artesanato, comércio e beleza local com serviços gratuitos e uma área de alimentação com empreendedores periféricos. Uma verdadeira celebração que une cultura, cuidado, política e festa.
O Favela Pride é também reflexo do trabalho contínuo realizado pelo Projeto Subúrbio, que há cinco anos movimenta o Centro de Vitória com festas, oficinas, ações formativas e ocupações culturais que valorizam a arte negra, periférica e LGBTQIAPN+. O Pride marca um novo momento do coletivo, que vem investindo em infraestrutura, intercâmbios e formação de equipe para garantir sustentabilidade e impacto real no território. A cada ocupação, o Subúrbio reafirma seu compromisso com a profissionalização da cultura periférica e com a construção de um quilombo urbano onde todes possam existir, criar e celebrar com dignidade.
✨ Programação artística
15h às 16h – Oficina de Runway com a Casa Lacraia Kunt.
16h às 17h – DJ Melanie com set especial NA LAJE.
17h às 17h30 – Bloco da Subúrbio com DJ Vinni Tøsta.
17h30 às 18h – Bloco da Subúrbio com apresentação de Gui Furlei e Jefté Cárter.
18h às 19h30 – A Festa CORAÇÃO DE BISCATE com Daniel Temponi.
19h30 às 20h – DJ Thōmas + Performance com a Casa Lacraia kunt.
20h às 20:10 Participação especial do Slam Forte, trazendo poesia falada direto da periferia.
20:10 às 21h – Encerramento com a DJ Atze, set da CLUB CHROME
O Favela Pride: é um grito coletivo que celebrar a vida e busca liberdade e dignidade para as pessoas LGBTQIAPN+ evidenciando o recorte social da comunidade.
Comments