Subúrbio conquista pelo segundo ano o Prêmio de Boas Práticas e segue referência na promoção da cidadania LGBTQIAPN+ no ES
- Administrativo Subúrbio
- 16 de out.
- 2 min de leitura
O Projeto Subúrbio acaba de conquistar mais um reconhecimento importante no Espírito Santo. Foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14) o resultado do 3º Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Cidadania LGBTI+ – DiversidadES, e a Subúrbio Produções está entre as iniciativas premiadas deste ano com o evento “Favela Pride – Nosso Orgulho tem CEP”.
O prêmio é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) do Governo do Estado, por meio da Gerência de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero, e tem como objetivo reconhecer ações que promovem direitos, visibilidade e inclusão da população LGBTQIAPN+ capixaba.
Reconhecimento pelo segundo ano consecutivo
Esta é a segunda vez que a Subúrbio é premiada no DiversidadES. Em 2024, na 2ª edição do prêmio, o coletivo já havia sido destaque estadual com o “Projeto Subúrbio”, reconhecido por sua atuação sociocultural contínua em prol das periferias e da população LGBTQIAPN+.
Agora, em 2025, o Subúrbio reforça sua trajetória e reafirma seu compromisso, desta vez com o Favela Pride, iniciativa que ocupa o território com orgulho, formação e protagonismo periférico.
Sobre o Favela Pride – Nosso Orgulho Tem CEP
Criado para garantir que a pauta LGBTQIAPN+ também ocupe as ruas e as comunidades periféricas, o Favela Pride é um movimento de afirmação e valorização de identidades e resistência cultural, o seu recorte social garante uma programação gratuita, com foco na formação cidadã, na construção de debates com um toque artísticos e músical, projeto defende que orgulho também tem território, história e CEP.
Ele mobiliza artistas, lideranças e coletivos para fortalecer políticas de diversidade em espaços populares, promovendo dignidade, acesso e transformação social.
“Ser contemplado com o Prêmio DiversidadES é a prova de que a periferia pensa, produz e transforma. Esse reconhecimento é muito importante para o projeto. Seguimos fazendo cultura e política com o próprio corpo”, destaca Átila Alves Costa, fundador do Projeto Subúrbio.
O resultado oficial está disponível no Diário Oficial do Estado e pode ser acessado aqui:





Comentários